ARTE MOVIMENTA SJC

economia criativa é uma das áreas mais afetadas pela pandemia do COVID-19. O fechamento de museus, cinemas, galerias, teatros, cancelamento de shows e feiras expositivas, paralisaram toda a rede de cultura e entretenimento, acometendo 4,9 milhões de postos de trabalho no país.

São José dos Campos é uma cidade rica em produção cultural, com ações formativas, festivais, mostras, eventos e espaços culturais. Toda essa efervescência continua reverberando neste período de pandemia com importantes projetos que estão em busca de recursos para serem executados.

Pensando em criar soluções, conexões e oportunidades para os trabalhadores da cultura, bem como beneficiar o público com entretenimento e cultura por meio de soluções tecnológicas neste momento de isolamento, surgiu o Arte Movimenta SJC, a primeira aceleradora de projetos culturais da cidade em tempos de COVID-19. Criada em abril de 2020, a iniciativa 100% voluntária e sem fins lucrativos, surgiu como proposição de nove profissionais de São José dos Campos que trabalham em várias áreas ligadas às artes e a cultura.

COMO FUNCIONA O MOVIMENTA
Arrecadação de fundo de pessoas físicas e jurídicas, venda de obras e voluntariado

O Movimenta é uma iniciativa digital para troca de conhecimento, promoção e viabilização de projetos de diferentes linguagens artísticas. A primeira ação foi a de convidar os artistas e produtores da cidade para inscreverem gratuitamente seus projetos.

Foram aceitas inscrições de todos os gêneros artísticos, desde que os projetos fossem coletivos e atendessem as normas de distanciamento social impostas pela pandemia. Entre os critérios de seleção, foi considerada a relevância da proposta, contribuição com a cadeia de serviços profissionais da produção artística e a vulnerabilidade socioeconômica do artista e/ou profissionais envolvidos.

A iniciativa recebeu 39 inscrições, das quais foram selecionados 10 projetos culturais. A partir do dia 15 de junho, esses projetos irão compor Vitrine Movimenta, uma plataforma online onde qualquer pessoa física ou empresas poderá escolher qual projeto deseja apoiar com recursos financeiros. A arte, a cultura e o entretenimento contribuem de forma efetiva para saúde mental de todos, o Arte Movimento surge como proposta de aproximar as duas pontas, o artista e o público. Durante trinta dias, o Arte Movimenta SJC irá somar forças e conectar profissionais para a viabilização e realização dos projetos dos selecionados.

Cada projeto possui orçamento total de até cinco mil reais. 20% do valor será retido para o Fundo Arte Movimenta para custos administrativos e para complementar os projetos deste ciclo que, eventualmente, não obtiverem sucesso em sua captação durante o período. Os projetos serão executados até o dia 31 de outubro de 2020.

Como apoiar o Arte Movimenta SJC

  • Apoie um projeto da Vitrine Movimenta – no site www.artemovimenta.com.br, é possível conhecer mais sobre cada um dos 10 projetos e contribuir online com qualquer valor, utilizando cartão de crédito ou boleto bancário.
  • Lojinha Movimenta – também no site, estão disponíveis para venda obras de arte e intervenções culturais doadas por artistas em prol do Movimenta.
  • Traga sua Marca – a iniciativa dispõe de contrapartidas de marca e relacionamento para pessoas jurídicas que queiram trazer a sua empresa para o Movimenta.
  • Voluntariado – no site, cada um dos projetos sinalizou frentes de voluntariado que seriam importantes para a realização da atividade. É possível voluntariar-se e dedicar seu tempo e talentos pela cultura da cidade.

PRIMEIRO CICLO MOVIMENTA

fotos: Danilo Ferrara / Mariana Rangel  / Divulgação

Instagram
YouTube